ESTUDE NA UNIT
MENU

Como não se endividar no começo do ano?

O economista Edgard Leonardo dá algumas dicas

às 10h41
Compartilhe:

O começo do ano, normalmente, vem com alguns gastos fixos como IPTU, IPVA e material escolar, além de pagamentos das parcelas do cartão de crédito, ainda do ano anterior. Estes compromissos no orçamento familiar podem sair do controle e acabar causando endividamento, que compromete outros meses do ano ou, ainda, já há um endividamento que pode piorar neste início de ano.

Para evitar as dívidas, o economista e professor da Unit-PE, Edgard Leonardo, defende a importância de um planejamento financeiro e, além dele, uma mudança de comportamento – para colocá-lo em prática. “As pessoas precisam ter uma noção exata da sua renda e de quais são as despesas necessárias para a sua manutenção”, explica.

Com uma planilha, no computador ou em um caderno, é importante anotar todas as despesas, principalmente, quando já se está endividado. O conhecimento dos seus gastos é fundamental. Ainda de acordo com o professor, é importante, também, observar se o saldo final é positivo ou negativo para que, assim, seja possível adequar sua receita à sua realidade, priorizando a geração de uma reserva de emergência.

Por fim, Edgard explica que realizar pagamentos à vista, como IPTU e IPVA, é o mais indicado, quando possível. “Para quem tem um bom planejamento e mantém uma boa reserva de emergência, desde que não vá descapitalizar, o ideal é fazer pagamentos à vista, ou antecipadamente, obtendo descontos”, pontua.

Compartilhe: