ESTUDE NA UNIT
MENU

Cardiopatia alcoólica: causas, sintomas e tratamento

O excesso de bebidas alcoólicas causa a condição

às 11h07
Compartilhe:

Bebidas com álcool causam diversos males para o organismo se consumidas em excesso, como gastrite, cirrose, problemas cardiovasculares, hepatite e danos a órgãos. A cardiopatia alcoólica é uma condição derivada do consumo exagerado a longo prazo, e atinge o coração. 

A cardiomiopatia alcoólica é uma doença cardíaca que é causada pelo consumo de álcool exagerado a longo prazo. As bebidas enfraquecem o músculo cardíaco, prejudicando a capacidade normal do coração de bombear sangue. A ingestão crônica e frequente e a deficiente absorção de tiamina, a vitamina B1, estão ligadas com a condição.

A doença nem sempre apresenta sintomas, mas às vezes existem sinais como fadiga, inchaço das pernas e pés, falta de ar, dor no peito, fraqueza, tontura, desmaio, dificuldade de concentração, perda de apetite, tosse com muco rosa e espumo, pulso rápido e irregular e diferença na produção de urina. A cardiomiopatia alcoólica tem mais incidência em pessoas jovens, de 30 a 35 anos de idade.

Já para prevenir a doença, é essencial reduzir o consumo de álcool. O  ideal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é 30g por dia. Isso equivale a três copos de chope, menos de duas latas de cerveja e uma dose de uísque. Também é necessário controlar a pressão arterial, praticar atividades físicas e visitar regularmente o médico cardiologista.

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas ainda está ligado a outras doenças cardíacas e cardiovasculares, como arritmia, doença arterial coronariana (DAC), hipertensão arterial sistêmica (HAS) e acidente vascular cerebral (AVC).

Compartilhe: