O estágio é uma etapa fundamental para a construção profissional do estudante durante a graduação. Mesmo com o preparo e ensino do curso técnico ou da universidade, esta etapa é a primeira oportunidade do indivíduo ter contato com o mercado de trabalho e deve ser aproveitada.
A importância é tão significativa que muitas universidades implementam o estágio supervisionado na grade curricular com o objetivo de tornar obrigatório a passagem externa, permitindo que o curso só seja concluído quando completar este requisito. Sendo obrigatório e fazendo parte de um plano da faculdade, algumas vagas podem não ter remuneração, mas neste momento, o importante é garantir experiências e aprender.
Com o programa de estágio, o estudante consegue colocar em prática os assuntos passados em sala de aula, além de trocar experiências com pessoas que já trabalham há anos na área e conhecem o mercado de trabalho. Dessa forma, o estágio é uma ótima forma de receber conselhos, criar uma rede de contatos e fortalecer o networking, pois isso faz toda a diferença na hora de trocar de estágio ou conseguir o primeiro emprego.
Além disso, ele consegue melhorar as relações sociais, aprende a trabalhar em equipe, entende como se portar em determinadas situações, melhora a escrita, adquire habilidades que não conseguiria no curso, conhece os seus pontos fracos e fortes e consegue se capacitar para o mercado. Os benefícios profissionais são inúmeros, mas é necessário também frisar que o estágio vai além do crescimento profissional, ele também ajuda em áreas pessoais da vida como responsabilidade, reconhecimento e autoestima.