ESTUDE NA UNIT
MENU

Redes sociais especializadas em empregos abrem boas oportunidades

Manter um perfil em uma rede social especializada em empregos é fundamental para aumentar as chances de conquistar a tão sonhada vaga

às 11h19
Para quem busca uma vaga de emprego, ficar atento às redes sociais com esse perfil corporativo é o primeiro passo (Unsplash)
Para quem busca uma vaga de emprego, ficar atento às redes sociais com esse perfil corporativo é o primeiro passo (Unsplash)
Compartilhe:

Com o objetivo de otimizar tempo em seus processos seletivos, é cada vez maior o número de empresas que possuem redes sociais. Essa presença tem sido estabelecida nas mais diversas plataformas, em especial, nas redes sociais especializadas em empregos e mercado de trabalho, o que é muito positivo para quem busca uma oportunidade. 

Segundo um levantamento realizado pela Social Media Trends, 92% das empresas possuem uma rede social. “As empresas vêm utilizando as redes sociais dos candidatos como um dos processos para selecioná-los ou não para a vaga. Antes utilizadas apenas em caráter pessoal, as redes sociais passaram a ter um grande peso para construir uma boa imagem profissional”, destaca o analista de desenvolvimento do Unit Carreiras, Flávio Jesus. 

Considerada a principal rede social especializada em emprego e mercado de trabalho, o LinkedIn continua sendo a preferida dos recrutadores. “Além de ter acesso a um currículo mais completo do que o recebido, os recrutadores podem acompanhar as atualizações dos candidatos, que costumam ocorrer quase que em tempo real. Além disso, o profissional pode expor ainda mais suas habilidades e competências. O LinkedIn também permite recomendações de terceiros, o que é uma grande vantagem na hora de selecionar o candidato ideal”, ressalta Flávio. 

Para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho, é preciso estar atento às redes sociais especializadas em empregos. Mas não basta simplesmente fazer parte, ou seja, criar um perfil e compartilhar conteúdos. Esse último item deve ser tratado com cuidado, pois uma postagem ou comentário equivocado pode manchar a imagem profissional. 

“A ética profissional tem muito valor no mercado. Por isso, muitos recrutadores buscam avaliar se as postagens dos candidatos condizem com a cultura da empresa. Afinal, em um ambiente onde as redes sociais e mercado de trabalho caminham juntos, os colaboradores também representam a empresa fora do ambiente de trabalho”, enfatiza o analista. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: