ESTUDE NA UNIT
MENU

Como comprar online com segurança?

É preciso estar atento para não cair em golpes

às 11h42
Compartilhe:

O hábito de fazer compras online continua crescendo e ganhando força, mesmo após o fim das medidas restritivas da pandemia do coronavírus. Nos primeiros seis meses de 2022, por exemplo, o comércio online vendeu cerca de R$ 118,6 bilhões no Brasil. Entre outros fatores, este crescimento se deve ao fato da praticidade de conseguir comprar roupas, calçados, móveis, acessórios e aparelhos eletrônicos eletrônicos de qualquer lugar, com apenas alguns cliques. Porém, é preciso estar atento para não cair em golpes de falsos vendedores ou, até mesmo, fornecer dados bancários a sites criminosos e ter prejuízos futuros.

O primeiro passo antes de fazer qualquer compra na internet é certificar que o site, aplicativo ou loja online sejam seguros. Observe se o endereço que aparece na barra de navegação é o site oficial da loja e, também, se o ícone do cadeado está presente (caso não esteja, o site não é seguro). Aliado a isso, busque informações sobre a reputação da loja ou produto que você deseja, seja através de comentários na web, amigos que compraram recentemente ou busque telefones para contato e CNPJ da loja.

Desconfiar de preços muito baixos também é fundamental para não cair em golpes. Muitas vezes, os criminosos utilizam as redes sociais para anunciar produtos com preços menores que os do mercado, com a desculpa que precisam mudar de cidade ou viajar com urgência. Além disso, prefira utilizar cartões de crédito para as compras online, normalmente, os aplicativos de bancos geram números de um cartão apenas para este tipo de compra.

Outra maneira de se proteger enquanto faz compras pela internet é utilizando aparelhos pessoais e confiáveis, além de uma rede de wi-fi privada. Jamais utilize computadores públicos ou de pessoas que você não conheça para realizar transações bancárias, bem como redes de internet de shoppings, livrarias ou estações de metrô. Se a compra for urgente, utilize os dados móveis do celular. Lembre, também, de manter seu antivírus sempre atualizado.

Compartilhe: