ESTUDE NA UNIT
MENU

Como aproveitar um congresso acadêmico?

Evento é importante para conexões acadêmicas e profissionais

às 11h36
Compartilhe:

O congresso acadêmico é muito importante na vida do estudante do ensino superior. Através do evento, é possível adquirir mais conhecimento sobre a área que se estuda, atualizações científicas, palestras de profissionais especialistas e ainda conexões pelo networking. Mas como aproveitá-lo corretamente? veja dicas:

A primeira coisa a se fazer é pensar nos seus interesses em relação ao congresso: suas motivações, objetivos e expectativas. Depois, é importante olhar a programação para saber os temas de palestras, os palestrantes e como tudo funcionará. Assim, tudo fica mais organizado e você pode se preparar melhor. 

Pense em toda a logística antes do evento. Especialmente se for em outra cidade, é necessário organizar passagens, hospedagem e transporte. Caso seja na mesma onde você reside, locomoção e organizar refeições devem ser prioridade na hora da organização. 

Já durante o congresso, é importante absorver o conteúdo. Então, prestar atenção nas palestras, deixar de lado distrações como o celular e anotar o que for um novo aprendizado são atitudes essenciais. E não esqueça de falar com as pessoas no evento, como profissionais da área, outros estudantes, organizadores e palestrantes. O networking consegue auxiliar no conhecimento e até mesmo em oportunidades de emprego. 

Depois do evento, é hora de estudar. Analisar o conteúdo que foi consumido, ver as anotações e compartilhar ideias com colegas de sala. Caso haja dúvidas, converse com professores, eles podem ajudar no processo. E não deixe de cultivar os relacionamentos com as pessoas que conheceu no congresso, para ficar de olho no compartilhamento de informações, conhecimento e oportunidades. 

Compartilhe: