ESTUDE NA UNIT
MENU

Angina: entenda a condição

Dores no peito, formigamento nos braços e falta de ar são alguns sintomas

às 12h49
Compartilhe:

As artérias são um conjunto de vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue para o coração e, ainda, do coração para os tecidos. Pelo fato de, dentro delas, o sangue ter uma pressão alta, as paredes das artérias precisam ser resistentes. Quando elas se tornam estreitas, o fluxo sanguíneo é prejudicado, se tornando limitado e insuficiente, assim, surge uma condição chamada angina.

As causas estão relacionadas, normalmente, à aterosclerose – quando placas de gordura se acumulam dentro das artérias. Os pacientes que possuem angina, sofrem com a deficiência de oxigênio e nutrientes no coração, logo sentem fortes dores no peito ou sensação de aperto, além de formigamento e dores que irradiam pelo ombro e braços, suor frio, falta de ar e outros. 

O cardiologista pode diagnosticar a condição através de alguns exames de imagem como raio-x do tórax e eletrocardiograma. Para tratar, é necessário avaliar cada caso particularmente, pois existem, além de medicamentos específicos para angina, cirurgias para implantar pontes nas artérias ou, ainda, para implantar um balão inflado com o objetivo de expandir as artérias.

Compartilhe: