Já imaginou conhecer uma cidade da Copa do Mundo sem nem sair de casa? Agora isso é possível, através do metaverso – tecnologia que une os mundos real e virtual em um ambiente imersivo. E foi com esta tecnologia e proposta que o squad formado por Kennedy Pegorara, Vitor Pereira e Igor Rodrigues, alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, foi eleito o melhor da turma.
O modelo final do projeto conta não apenas com um campo de futebol mas, também, uma cidade completa em volta dele com casas, pessoas, prédios, hospitais, veículos e outros, além de torcedores no estádio, policiais, animais raros nas montanhas e, até mesmo, um apocalipse zumbi numa área distante.
Kennedy Pegorara conta que, no início, a equipe tinha a ideia de recriar o Marco Zero do Recife, mas não prosseguiram. “Foi uma ideia muito ambiciosa para quem nunca teve qualquer contato com a ferramenta (Unity)”, comentou. A chegada da Copa do Mundo no Qatar, então, o fez ter a ideia de criar um campo de futebol e pesquisar mais sobre as tecnologias do país. “Acabei lendo sobre algumas inovações tecnológicas que iriam trazer, então pensei ‘o que seria mais inovador do que uma Cidade da Copa no metaverso?’, logo expliquei a ideia para minha equipe e decidimos seguir na construção”, explica ele.
Para o futuro, a equipe pretende dar continuidade ao projeto e deixá-lo mais dinâmico, adicionando movimento e novos elementos no mundo virtual. A Cidade da Copa do Mundo está disponível na plataforma AltSpaceVR e pode ser acessada através do código CPT888.