ESTUDE NA UNIT
MENU

As possibilidades ofertadas pelo empreendedorismo digital

O campo do empreendedorismo digital é um dos que mais crescem, mas exige conhecimento e boa gestão para aumentar chances de sucesso

às 11h25
O empreendedorismo digital é fruto do surgimento de um vasto mercado, tanto em volume quanto em oportunidades de crescimento de negócios (Freepik)
O empreendedorismo digital é fruto do surgimento de um vasto mercado, tanto em volume quanto em oportunidades de crescimento de negócios (Freepik)
Compartilhe:

O empreendedorismo é uma característica muito presente em boa parte da população brasileira, que sempre encontra maneiras de criar e conduzir seus próprios negócios. Com o advento da internet e das redes sociais, o campo digital tornou-se um cenário amplo e fértil para a geração de novos negócios, postos de trabalho e de renda. 

Segundo dados da consultoria britânica Retail X, publicados pelo site E-Commerce Brasil, o comércio eletrônico no Brasil registrou um faturamento de US$ 49,2 bilhões, com crescimento de US$ 8,1 bilhões em relação ao ano passado, mais a parcela de 84% de tráfego da web para o varejo. Dados que colocam nosso país como o líder do ramo na América Latina. 

O surgimento de um vasto mercado, tanto em volume quanto em oportunidades de crescimento, fez surgir o campo do Empreendedorismo Digital, onde qualquer pessoa pode usar a internet e outros meios digitais para construir as próprias oportunidades, seja gerando negócios online ou mesmo impulsionando de forma significativa os empreendimentos que já existem no mundo físico-presencial. 

Entre os exemplos mais consistentes de empreendedorismo digital, estão as plataformas e aplicativos digitais que hoje disputam mercado com bancos (fintechs), seguradoras (insurtechs), operadoras de saúde (healthtechs), serviços jurídicos (legaltechs e lawtechs) e comunicação (streaming e podcasts). Os negócios digitais também são fortes na área de serviços e começam a ganhar espaço em setores mais tradicionais, como indústria e agronegócio. 

No entanto, apesar de suas amplas possibilidades, o mercado digital é bastante competitivo, e garantir sucesso nele exige muito mais que o trabalho diário e a boa vontade. É preciso que o negócio seja bem administrado, com gestão responsável, construção de metas, estratégias de mercado, inovação e atualização constante dos conhecimentos. Assim como acontece no mundo real. 

Curso no EaD

Para formar profissionais que entendam esse campo de mercado e saibam como lidar com ele, a Universidade Tiradentes (Unit) criou, em sua modalidade de Ensino à Distância (EaD), o curso de graduação em Empreendedorismo Digital. Ele forma profissionais que sejam capazes de acompanhar todo o funcionamento do negócio (da criação à consolidação), bem como prospectar clientes e identificar novas oportunidades de negócios que envolvam o uso de tecnologias.

Além de poder aplicar seus conhecimentos na própria empresa, ou construir suas próprias oportunidades, o empreendedor digital tem a possibilidade de prestar serviços de consultoria ou mentoria para outros empresários ou instituições. O curso oferece uma completa bagagem prática e teórica em assuntos como Startups, Marketing Digital, Inteligência Artificial, Planejamento e Construção de Produtos Digitais, Segurança da Informação e Meios de Pagamento, Gestão de Projetos e e-Branding, entre outros

Outras informações sobre o curso de Empreendedorismo Digital podem ser consultadas em seu site na Unit EaD.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: