ESTUDE NA UNIT
MENU

Artrose: causas, sintomas e tratamentos

A condição afeta a cartilagem das articulações

às 11h57
Compartilhe:

A artrose não é considerada uma doença, ela é um fenômeno. Também conhecida como osteoartrose, ela causa o desgaste da cartilagem das articulações. É um desgaste natural em pessoas que estão envelhecendo, e necessita de tratamento adequado para uma melhor qualidade de vida na velhice.

A artrose afeta principalmente as articulações do joelho, mãos, coluna e quadril, e pode ser dividida em dois tipos, a primária, que se manifesta após o uso excessivo das articulações, ou seja, com o envelhecimento. Já a secundária surge a partir de uma doença, como diabetes e obesidade. 

De maneira geral, as causas do fenômeno são variadas. Envelhecimento, atividades que sobrecarregam as articulações, esportes, falta de força, quedas, torções, obesidade e histórico familiar. 

Os sintomas da artrose são todos na articulação afetada. Dor, inchaço, queimação e dificuldade em se movimentar são os principais. Após as queixas e a consulta com um médico especialista, o diagnóstico é feito, a partir do relato clínico e também por exames de imagem, como ressonância magnética.

A artrose não tem cura, mas o tratamento consiste em mudar a rotina, fazendo exercícios físicos, pilates, fisioterapia, hidroginástica e investindo em dieta com alimentação saudável. Também podem ser passados pelo médico remédios para aliviar a dor, como anti-inflamatórios ou corticóides. Em casos mais graves, é indicada a cirurgia e até prótese articular. 

Já para prevenir o fenômeno, especialmente para quem tem predisposição, é ideal evitar o sobrepeso, para não evitar a sobrecarga nas articulações. Então, uma dieta balanceada e saudável, além da prática de exercícios físicos são ações importantes. 

Compartilhe: