ESTUDE NA UNIT
MENU

Cuidados com o Aedes Aegypti no verão: época de maior reprodução dos mosquitos

Essa época tem condições ideais para a proliferação desses insetos

às 11h40
Compartilhe:

O verão teve início no último dia 21 de dezembro e o primeiro pensamento que surge é de ir à praia, praticar atividades ao ar livre e reforçar o protetor solar diariamente. Entretanto, é importante lembrar, também, de tomar alguns cuidados, como é o caso da prevenção ao mosquito Aedes Aegypti.

Popularmente conhecido como mosquito da dengue, ele tem como uma das principais características as listras brancas nas patas e ao longo do corpo. Através dele, podem ser transmitidas doenças como dengue, zika e chikungunya que, quando evoluem para quadros graves, podem levar à óbito. A reprodução do mosquito pode ocorrer ao longo do ano todo, porém, durante o verão, surgem condições ideais para a proliferação do Aedes Aegypti, com a fêmea podendo colocar até 1.500 ovos.

As doenças transmitidas pelo mosquito têm sintomas muito parecidos mas, também, possuem algumas particularidades. A dengue pode apresentar febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, diarreia e dor atrás dos olhos. Já no caso da chikungunya, além da febre alta, manchas pelo corpo e dor de cabeça, os pacientes apresentam dores intensas nas articulações e músculos. Por fim, os pacientes com zika podem apresentar, também, febre, dor de cabeça e nas articulações, porém, as manchas vermelhas no corpo vêm acompanhadas de coceira.

Para prevenir a reprodução e proliferação do Aedes Aegypti é preciso estar atento aos locais com acúmulo de água como vasos de plantas, tampinhas de garrafa, pneus velhos, sacolas plásticas e outros. Garrafas vazias devem sempre ser colocadas de cabeça para baixo. É importante verificar se os tonéis e caixas d’água estão bem fechados e se as bordas estão sempre limpas, assim como os recipientes de água e comida dos animais de estimação.

Compartilhe: