ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a importância de fazer exames de rotina?

A saúde não deve ser deixada em segundo plano

às 11h07
Compartilhe:

Com a rotina agitada, repleta de atividades, reuniões e compromissos, por muitas vezes, deixa-se de lado alguns cuidados com a alimentação, atividades físicas e a saúde, postergando exames médicos e consultas essenciais. Mas, é importante lembrar que a saúde não deve ser deixada em segundo plano, afinal, com ela prejudicada, fica inviável realizar outras atividades.

Uma forma de garantir a manutenção da saúde é com os famosos exames de rotina ou check-ups. É através deles que os profissionais conseguem diagnosticar doenças de forma precoce e detectar possíveis alterações no organismo, utilizando exames de imagem, laboratoriais ou clínicos.

Os exames solicitados, geralmente, são o hemograma, glicemia, colesterol, ácido úrico, dosagem de hormônios (TSH e T4 Livre), testes ergométricos, eletrocardiogramas, mamografia, urina e fezes, enzimas hepáticas e outros. Eles devem ser feitos de acordo com a idade e condições de saúde de cada pessoa, por exemplo, adultos saudáveis podem realizá-los a cada dois anos, já adultos sedentários, fumantes ou com condições como diabetes ou alterações no colesterol, devem realizá-los anualmente. Por fim, pessoas com doenças crônicas devem realizar os exames a cada seis meses e, crianças e jovens, sempre que solicitados pelos médicos.

Esses cuidados preventivos com a saúde garantem uma melhor qualidade de vida e evitam que possíveis problemas nos peguem de surpresa.

Compartilhe: