ESTUDE NA UNIT
MENU

Cardápio saudável para o final de ano: veja dicas

É possível comer com responsabilidade nas festividades

às 12h41
Compartilhe:

Final de ano é época de comemoração, festas e confraternizações e o que não pode faltar são as comidas diversas, que fazem muita gente sair da dieta ou até mesmo exagerar na quantidade. Mas é possível sim continuar comendo saudável. Confira dicas:

Para manter uma alimentação saudável e correta, é ideal ter o equilíbrio e não cometer exageros, porque eles podem prejudicar a saúde a longo prazo e ainda causam sintomas no mesmo dia ou no posterior das refeições. Por isso, é importante estabelecer limites. “O mais importante quando falamos de alimentação saudável em festas de fim de ano, é comer o que gostamos e  respeitar os sinais que o corpo nos dá que já passamos do limite e é hora de parar”, explicou Natália Fernandes, nutricionista e professora da Unit-PE. 

Uma boa dica é não fazer restrições alimentares. Como muitas festas e confraternizações têm as ceias à noite, existem pessoas que deixam de comer durante o dia todo para poder fazer uma grande refeição noturna, porém isso não é aconselhável, já que além do ganho de peso – por causa da fome -, esse hábito leva ainda a sintomas como estufamento, gases, náusea e até vômitos. O ideal é se alimentar de três em três horas em pequenas porções.

“Já nas ceias, o ideal é optar por pratos que dão saciedade e evitar petiscar o tempo todo. Na montagem do prato para quem não quer exagerar nesse dia, o prato principal, a proteína, deve ser carnes brancas, como o peru, frango, chester ou peixe, de preferência grelhados ou assados, sempre retirando a pele ou couro”, ensinou Natália.

Os acompanhamentos também devem ser saudáveis, para que a refeição seja equilibrada. “Saladas, de preferência sem molhos, ou optar com molhos naturais sem maionese, e à base de sucos, azeite e iogurte natural. Ao invés de petiscar com frituras optar por castanhas, nozes, amendoim, que embora calóricos, apresentam o valor agregado das fibras e do ômega 9”, pontuou a professora.

Ainda segundo Natália, as bebidas também devem ser saudáveis, evitando principalmente os refrigerantes, que têm excesso de açúcar e são pró-inflamatórios.  “O refrigerante pode ser substituído por água saborizada e sucos naturais, água com gás e limão, por exemplo”, especificou. Já para a sobremesa é interessante investir em frutas ao invés de doces com muito açúcar. Gelatina light ou uma salada de frutas são exemplos.

Compartilhe: