Muitas pessoas não sabem como surgiu a comemoração do ano novo, muito tradicional ao redor do mundo. Também chamada de réveillon, ela tem origem antiga e desde sempre foi muito famosa na sociedade. Confira sua história:
Réveillon é um substantivo que surgiu do verbo francês réveiller, que significa acordar ou reanimar, então, significa o despertar para a passagem e o começo de um novo ano. As origens das festas tiveram início há 4.000 anos, na Mesopotâmia antiga. A sociedade da época comemorava o fim do inverno e a chegada da primavera. Eles celebravam a plantação e pediam sorte nas colheitas e alimentos.
Mas a comemoração variava entre as sociedades da época. Para os persas, assírios, egípcios e fenícios, o ano novo era celebrado em setembro, enquanto para os gregos era em dezembro. Os romanos definiram a data em 153 a.C, 1º de janeiro, que continua até hoje para muitas pessoas – porém, ainda existem povos que comemoram em dias diferentes, como os chineses em fevereiro, os judeus em setembro e os muçulmanos em maio.
Até hoje, o réveillon é uma comemoração festejada por pessoas em todo o mundo, cada uma com suas tradições próprias. Essa passagem significa realizações, gratidão, mudanças e renovação.