ESTUDE NA UNIT
MENU

Colesterol alto: riscos para a saúde

Doenças cardiovasculares estão relacionadas ao problema

às 11h17
Compartilhe:

O colesterol é um composto semelhante às gorduras que circulam pelo sangue, mas ele é produzido pelo fígado, a partir das gorduras metabolizadas pelo órgão. Quando sua taxa está normal, não existe perigo, porém, se elevada, ela pode causar diversos malefícios para o organismo. 

Quando o colesterol está alto, ele se acumula nas paredes das artérias, e, com o passar do tempo, o acúmulo pode causar a formação de placas no sangue, chamadas de ateromas, que obstruem o fluxo sanguíneo, causando diversas doenças.

A taxa de colesterol normal para homens e mulheres é inferior a 190 mg/dL. Quando ele passa desse valor, é porque está alto, e pode ser causado por diversos fatores: alimentação rica em gordura, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, tabagismo ou até mesmo herança genética. 

E a condição pode causar diversas doenças, como aterosclerose – obstrução do fluxo sanguíneo -, fechamento das artérias que levam ao coração, pressão alta, infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). O colesterol alto é silencioso e nem sempre apresenta sintomas, por isso, é importante sempre fazer exames de rotina, principalmente o hemograma. 

Para prevenir o colesterol alto, é preciso praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável, e evitar alimentos gordurosos, industrializados, embutidos e frituras. Já os que controlam a condição são as carnes brancas, leguminosas, frutas, vegetais, soja, lentilha, amêndoas, leite desnatado, coalhada e queijo branco.

Compartilhe: