ESTUDE NA UNIT
MENU

As vantagens e desvantagens de financiar um bem durável 

É preciso analisar as vantagens e desvantagens de financiar um bem durável antes de tomar essa importante decisão.

às 19h58
O financiamento de bens duráveis, como casas e apartamentos, atraem pela disponibilidade de crédito a longo prazo de pagamento, mas esbarra nos juros altos (Unsplash)
O financiamento de bens duráveis, como casas e apartamentos, atraem pela disponibilidade de crédito a longo prazo de pagamento, mas esbarra nos juros altos (Unsplash)
Compartilhe:

Para quem busca construir um patrimônio familiar, pode-se imaginar que sempre será vantajoso financiar bens duráveis, especialmente para a maior parte da população, que nem sempre possui um capital disponível para a compra desses bens sem necessitar de financiamento. Identificar as vantagens e desvantagens é fundamental para quem busca financiamento de bens duráveis, a exemplo, de uma casa, apartamento, terreno, carro, etc

O professor de Administração Marco André Ramos, coordenador pedagógico dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), destaca que, entre as vantagens, está a disponibilidade de crédito por diferentes instituições financeiras, bem como o parcelamento a longo prazo, diminuindo o valor da parcela. 

“Programas governamentais com redução de impostos ou subsídio também são uma vantagem nesta modalidade, e no caso de bens novos, há ainda a possibilidade de juros abaixo da taxa SELIC. Vale ressaltar a possibilidade de liquidação antecipada, uso do recurso de FGTS para pagamento, Investimento próprio para construção de patrimônio, e para quem mora de aluguel, é possível encontrar parcelas de financiamento com menor preço”, destaca André. 

O mercado também está repleto de alternativas para quem não pretende realizar financiamento: aluguel de imóveis ou veículos, compartilhamento de residência, aplicativos de locomoção (Uber, 99 Taxi, Indriver, etc). Para quem busca alternativa em salas de trabalho, uma boa opção é a utilização de coworking. Por isso, o recomendado é avaliar bem a própria realidade e a necessidade de partir ou não para o financiamento de um bem durável. 

“Se tratando de desvantagem podemos elencar alguns pontos como o parcelamento de longo prazo, que aumenta o risco associado à incerteza do futuro, taxas de juros alta, risco de perder o bem caso não consiga honrar a dívida, menor liquidez, caso passe por uma mudança ou necessidade financeira leva um tempo para a transformação do bem em dinheiro, além de despesas de manutenção do bem. É preciso analisar bem antes de tomar uma decisão. Feito sua análise de se irá buscar um financiamento, indico uma pesquisa de mercado para saber qual instituição financeira oferece as melhores vantagens para o financiamento, ficando atento ao valor do financiamento medido pela taxa de juros, e se a parcela cabe dentro do seu orçamento, não ultrapassando 40% das suas receitas”, orienta o economista e professor Emanuel Lucas de Barros, também dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unit Alagoas. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: