ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância de ter dentes saudáveis desde a infância

Os cuidados com a higiene bucal infantil devem ser mantidos com atenção, desde o nascimento dos dentes dos bebês

às 11h12
Os cuidados com a saúde bucal das crianças passam pela escovação supervisionada dos dentes, além das consultas ao odontopediatra (Kazuend/Unsplash)
Os cuidados com a saúde bucal das crianças passam pela escovação supervisionada dos dentes, além das consultas ao odontopediatra (Kazuend/Unsplash)
Compartilhe:

Prevenção, promoção e educação em saúde são os lemas da Odontologia, baseada em evidências científicas que demonstram a importância da mínima intervenção dos tecidos sadios dentários. Assim, é muito importante que os cuidados com a higiene bucal sejam iniciados tão logo comecem a nascer os dentes, o que acontece na vida dos bebês por volta dos cinco ou seis meses.

De acordo com a professora Ana Claúdia Paegle, coordenadora do curso de Odontologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), é necessário que os pais priorizem os primeiros mil dias da criança sem a utilização de alimentos contendo sal ou açúcar, bem como os industrializados. “Além disso, é preciso realizar a escovação supervisionada pelos pais pelo menos até os 3-4 anos de idade; e consultar o Odontopediatra antes mesmo da erupção do primeiro dente decíduo”, explica.

E ao lembrar que o enxaguante bucal não é recomendado para crianças, Ana Cláudia fala sobre o uso do dentifrício fluoretado, contendo de 1.000 a 1.500 ppm de flúor. “Ele é recomendado para a criança desde a erupção do primeiro dente decíduo, que pode ser utilizado inicialmente com uma gaze e dedeira de silicone para higiene dos dentes decíduos anteriores. Quando os primeiros molares erupcionarem, devemos utilizar as escovas dentárias infantis, com cabeça pequena, cerdas macias, sem ser necessária a preocupação com a marca comercial da escova “, destaca. 

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: