A sinusite é uma doença muito comum. De acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, a sua forma crônica atinge cerca de 15% da população mundial, enquanto a comum afeta de 15% a 20% das pessoas no mundo. A condição requer tratamentos e cuidados específicos, porque seus sintomas são bem incômodos.
A doença é uma inflamação dos seios nasais, que ficam no crânio ao redor do nariz e dos olhos. É por isso que ela causa sintomas como secreção nasal, nariz entupido, sensação de peso e pressão no rosto, dor de cabeça, tosse e perda de olfato.
Pode ser causada pelo vírus influenza ou até mesmo pelo desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas nos seios nasais. E existem vários tipos da condição, dependendo de suas causas e sintomas. Quando ela afeta os seios nasais de um lado do rosto, chama-se unilateral; já os dois, bilateral. Existe ainda a sinusite aguda, em que apresenta sinais por 4 semanas; a crônica, que dura mais de 12, e a recorrente, com 4 episódios por ano.
O tratamento da sinusite é feito à base de medicamentos – sprays nasais, antigripais e antibióticos orais. Outros cuidados, como lavar o nariz com soro fisiológico, evitar ficar em locais fechados ou com poeira e poluição e beber 2 litros de água por dia, ajudam a melhorar os sintomas.