ESTUDE NA UNIT
MENU

Endividamento prejudica a saúde mental dos brasileiros, revela pesquisa

51% dos entrevistados disseram ter estresse por causa das dívidas e 43% ansiedade e depressão, segundo o Serasa

às 11h48
Compartilhe:

As dívidas estão preocupando os brasileiros, o que gera consequências para a saúde mental. Uma pesquisa feita pelo Serasa, marca brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, revelou que muitos estão desenvolvendo sintomas físicos e condições como ansiedade e depressão por conta das contas atrasadas.

De acordo com o levantamento, 51% dos entrevistados disseram começar a ter sintomas de estresse, como irritabilidade, dor de cabeça e dificuldade de concentração, por causa do endividamento. No total, 43% relataram que têm ansiedade e depressão, doenças que causam insônia, fadiga, dores no corpo, apatia e desmotivação, entre outros sinais. 

Na pandemia, grande parte da população brasileira se viu em um mar de incertezas por conta do momento cheio de notícias ruins e instabilidade, principalmente na economia. Perda de emprego, negócios falidos e outros quesitos levaram às pessoas às dívidas, aos empréstimos e à falta de planejamento. Por isso, as pessoas afetadas contraíram os sintomas de exaustão mental. 

Para ter mais controle da vida financeira e não sofrer com a saúde mental em relação a essa área, ter algumas mudanças de atitude é o ideal. Separar parte do dinheiro para emergências, ter outra fonte de renda e organizar os gastos de forma planejada são exemplos.

Compartilhe: