ESTUDE NA UNIT
MENU

Redução da inflação em 2022 tem estimativa de 6,6% para 5,7%, segundo Ipea

A previsão é otimista para a economia brasileira

às 13h22
Compartilhe:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou a previsão atualizada para a inflação  brasileira em 2022. Segundo a entidade, o número da variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,6% para 5,7%, e a projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) recuou de 6,3% para 6,0%. 

“A inflação tem sido um aspecto que vem afetando a sociedade como um todo, então a gente vê que o Brasil está tendo bons resultados com as ações que começaram lá em maio do ano passado, após a taxa Selic subir”, explica o economista e professor da Unit-PE Werson Kaval. 

Desde agosto, segundo o Ipea, o país vem com uma melhora na inflação, com os preços mais equilibrados em comparação com o resto do mundo. Foi registrada uma alta de 11,7%, acumulada em 12 meses. Mas em maio os dados começaram a mudar.

A inflação medida pelo IPCA baixou para 8,7% em agosto, apresentando uma variação de 4,4%, com foco na queda dos preços administrados, como da energia elétrica (-20,5%) e da gasolina (-19,3%).

O economista explica que a inflação está reduzindo por conta dessa baixa de preços em itens e serviços. “A redução do combustível alinhado com a baixa do ICMS está dando boas notícias para o ano que vem” enfatizou Werson Kaval. 

Mas os alimentos continuam pressionando a inflação. Existe uma alta acumulada de 11,8% sobre os itens. Leites e derivados (40,2%) e panificados (16,9%) são os principais. Os aumentos também existem nos bens industriais (7,3%) e serviços livres (5,8%). 

Entretanto, para 2023 a expectativa é que a projeção da inflação fique em 4,7%, para o IPCA e INPC.  As commodities no mercado internacional, normalização das cadeias produtivas, estimativa de uma safra recorde de grãos e a baixa probabilidade de eventos climáticos adversos são fatores que podem contribuir para a baixa dos alimentos no ano que vem. “Essa já é a décima redução da inflação, então o momento é de boa expectativa para o ano que vem, com maior controle, queda da taxa Selic e um maior equilíbrio na economia do Brasil”, pontuou o professor. 

Compartilhe: