“Hoje, vamos descobrir que o jaleco é um importante equipamento de proteção individual, mas, além disso, ele significa vestir-se de amor, doação e cuidado ao próximo”, assim, marcada por emoção e conhecimento, foi iniciada a noite da Cerimônia do Jaleco no Centro Universitário Tiradentes, na última sexta-feira (21).
Os estudantes do primeiro período do curso de Medicina da Fits Piedade, juntamente aos seus familiares, foram recebidos na Unit-PE para dar seguimento à tradição dos cursos de saúde. A coordenadora e professora do curso de Medicina, Rita Hoffmann, afirma que o evento simboliza o momento em que os alunos colocam a vestimenta pela primeira vez, comprometendo-se com a saúde e reafirmam o seu compromisso em cumprir as medidas de proteção contra o risco biológico.
“É um momento ímpar na vida de todo mundo. Acho que é, a partir de agora, que a ficha realmente vai cair. Ter nossa família aqui é a prova viva de que não estamos sozinhos nessa caminhada e que temos alguém para nos acompanhar em todo o percurso, que não é fácil, mas que no futuro vale muito a pena”, diz Daniel Ribeiro, representante da turma, acompanhado por seu pai, Adailton, que conta sobre o sonho do filho. “Desde os 2 anos de idade, quando ele frequentava pediatra, já tinha o direcionamento para a medicina. Ele é um menino especial e, viver cada passo e conquista, é muito único”, relata.
A Cerimônia do Jaleco, além de ser um ritual de iniciação na vida acadêmica, também marca a entrada dos jovens no universo da saúde e representa o cuidado que eles têm que ter durante toda a sua trajetória. Diogo Galvão, pró-reitor acadêmico, afirma que o objetivo de trazer os familiares e amigos dos estudantes é comemorar, junto à família Fits, a realização de um sonho, se integrar e construir a carreira de cada aluno. “Apesar das dificuldades do curso, me sinto confortável, porque estou recebendo muito apoio, tanto dos meus familiares quanto da Fits”, conta Marina Santana, aluna da instituição.