Termina nesta quinta-feira (20) a 2° Semana de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) organizada pela Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) Pernambuco. Foram três dias de programação com o tema Ciência e Inovação à Serviço da Vida. O evento, que é voltado para estudantes do Grupo Tiradentes e também para o público externo, recebeu convidados de fora, teve premiação e ainda possibilitou a apresentação de trabalhos dos alunos.
Na abertura do evento, estavam presentes a diretora-geral Vanessa Piasson, o pró-reitor acadêmico Diogo Galvão, a doutora, professora e coordenadora da Fits Jaboatão, Rita Hofmann, o doutor, professor e coordenador da Fits Goiana, José Roberto, e a coordenadora de pesquisa e extensão da Fits, Evelyne Solidonio. Também participaram os alunos, público externo e equipe pedagógica da instituição.
No primeiro dia, aconteceu a premiação “Médicos que Inspiram”, quando cinco médicos foram premiados em diferentes seções. A Dra. Cristina Valença foi o destaque na categoria Atuação no SUS; o Dr. Carlos Brito, a Ciência; a Dra. Zelma Pessôa, a Liderança Feminina; o Dr. José Roberto, na de Educação e o Dr. Mauricio Matos, a Ética e Bioética. A palestra de abertura foi feita pelo Dr. Carlos Brito, médico infectologista e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O Dr. José Roberto, que é coordenador da Fits Goiana, conta a emoção de ter ganhado o prêmio de Inspiração na Medicina na categoria de Educação. “É uma sensação de dever cumprido. São 47 anos de ensino. Fui professor por 40 anos na UPE, 43 na UFPE e estou na Fits desde 2018. É uma grande satisfação, com a meta de conduzir os alunos para serem médicos com humanidade e foco na ciência. A missão do médico é ver com os olhos do bem, do amor e da caridade”, afirmou o profissional.
Já para o Dr. Carlos Brito, o premiado na categoria da Ciência, a sensação é de felicidade por seu caminho na pesquisa. “Sempre me voltei para a pesquisa e tive a intenção de dar um retorno à comunidade. Nós somos capazes de transformar e melhorar a qualidade de vida da população. Os estudos clínicos têm a facilidade de identificar problemas e propor soluções, esse é nosso propósito como médicos. Temos uma dívida social que revertemos em pesquisa, ciência e educação”, apontou o médico.
A ganhadora da categoria Atuação no SUS, Dra. Cristina Valença, acredita que o prêmio tem muita representatividade. “O SUS é o maior sistema de inclusão. Precisa ser defendido diariamente, inclusive pelos estudantes. A gente tem que vibrar e lutar pelo SUS, além de ter pessoas que o defendam e vivenciem ele”, enfatizou a médica.
A Dra. Zelma Pessôa, premiada na categoria Liderança Feminina, também sentiu a representatividade e a importância do momento. “É uma alegria receber essa homenagem da faculdade, uma parceira importante da área de saúde de Jaboatão. Me faz acreditar que vale a pena acreditar no futuro. Destaca o protagonismo feminino e a importância da mulher e reforça que nós podemos fazer o que quisermos e estar em qualquer lugar”, ressaltou a profissional.
Com 13 projetos de Iniciação Científica e 23 de Extensão dos alunos, além de sessão de banners, que estão sendo apresentados ao longo do evento, os estudantes conseguem contar suas experiências como acadêmicos de medicina e ainda agregar conhecimento.
“É a primeira vez que a gente consegue fazer a SEMPEX presencial. Então, é um momento dos alunos comparecerem, de nós vermos as produções deles e estamos na expectativa que eles consigam valorizar a Semana de Pesquisa e Extensão”, salientou Evelyne Solidonio, coordenadora da COPEX.
Ellen Melo, aluna do 7° período de Medicina da Fits, está participando da apresentação. Ela, junto com os participantes de seu grupo, apresentou um trabalho de Iniciação Científica no primeiro dia do evento. “A gente estudou a influência do estrogênio na obesidade e, a partir daí, detalhamos os receptores sobre o tecido adiposo”, explicou a estudante.
Para ela, eventos como a SEMPEX têm grande importância para a carreira acadêmica. “É muito importante a gente estudar e fazer pesquisa e extensão, já que é uma forma de aprofundar conhecimento. Eu estou envolvida em projetos, e já aprendi bastante sobre comunicação, relação entre médico-paciente e outras atividades”, detalhou Ellen.
O encerramento de hoje contará com mostra de experiências, seminários e mesa redonda. O tema será Inovação à Serviço da Vida, com as convidadas e pesquisadoras Danielly Santos e Dra. Rita de Cássia, mediada pelo professor Marcos Ely.