ESTUDE NA UNIT
MENU

Riscos da tatuagem e como evitá-los

É preciso cuidado antes e na recuperação

às 13h12
Tattoo artist makes a tattoo on a man's hand
Tattoo artist makes a tattoo on a man's hand
Compartilhe:

As tatuagens são atemporais e estão sempre na moda. Seja qual for o tipo ou estilo do desenho na pele, as pessoas continuam procurando ideias e locais para se tatuar. Porém, é preciso cuidado. As tattoos oferecem riscos se não feitas de forma correta, então é necessário cautela na hora de escolher o estúdio e na recuperação.

Um exemplo é em relação às tintas – as vermelhas, laranjas e amarelas quando entram em contato com o sol, aumentam as chances de câncer; as verdes e azuis contêm níquel e podem causar alergia; e a preta pode aumentar as toxinas no organismo. Tudo também depende do organismo de cada pessoa. 

A tatuagem pode ainda provocar alergia ao tatuado por conta da tinta; irritação com coceira; formação de queloide quando a cicatrização não é adequada; e risco de contaminação quando o estúdio e os materiais usados não são higienizados da maneira correta.

Para quem quer fazer uma tatuagem segura, e diminuir os riscos, algumas ações podem ser feitas. Uma das principais medidas é observar o tatuador e o estúdio – o principal é exigir materiais esterilizados e descartáveis; também é importante ter cuidados na recuperação, como evitar exposição ao sol, ter uma alimentação saudável e seguir as recomendações do profissional que fez a tattoo.

E, a qualquer sintoma como coceira, inchaço e vermelhidão persistente, é recomendado procurar ajuda médica. 

Compartilhe: