No momento em que decidimos praticar exercícios físicos, é comum que as primeiras sugestões sejam musculação, corrida ou dança. Entretanto, não são todos que conseguem se adaptar ou gostam desses tipos de exercícios e, muitas vezes, não podem, assim, buscam alternativas como o pilates.
O pilates é uma atividade física de baixo impacto, caracterizada pelo equilíbrio entre corpo e mente. São utilizadas técnicas de respiração, concentração, resistência, força e isometria, que estimulam todo o corpo e podem ser praticadas tanto em academias ou em casa como ao ar livre, necessitando apenas de um tapete apropriado e orientações de um profissional. Os movimentos podem ser feitos utilizando apenas o peso corporal, mas em alguns casos é possível aliá-los a aparelhos específicos.
Ele é indicado para todas as pessoas incluindo crianças, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e idosos. Dentre os benefícios estão o menor risco de lesões, por se tratar de uma atividade de baixo impacto, a tonificação muscular, aumento da flexibilidade, alívio do estresse e da ansiedade, melhora da autoestima e bem estar, auxilio na perda de peso e melhoria do sistema cardiorrespiratório.