Alunos de Administração do Centro Universidade Tiradentes (Unit) Pernambuco estão na terceira fase do Desafio Jovem Empreendedor, criado pelo Sebrae. A competição é um jogo virtual que simula o dia-a-dia de uma empresa, voltado para estudantes do ensino médio, técnico, tecnólogo e superior. Eles vivenciam o universo do mundo empreendedor, através de uma experiência digital de aprendizagem.
A equipe “Fechou”, que tem como participantes os estudantes de ADM Monique Oliveira, Beatriz Nascimento, João Victor Modesto e Lucas Alves escolheram como orientador do projeto o professor do curso de Administração Carlos Schuler, que está ajudando no processo. “Estou orientando e estimulando os alunos a fazerem as atividades do desafio, além dos cursos propostos pelo Sebrae dentro do programa”, contou o docente.
O Desafio Jovem Empreendedor conta com quatro fases e diversas rodadas de decisões, possibilitando que o estudante teste sua capacidade de gerar negócios, empreender, tomar decisões e trabalhar em equipe. Isso contribui para a preparação do aluno no mercado de trabalho, o tornando protagonista da sua vida pessoal, acadêmica e profissional.
Segundo Carlos, a importância do desafio é enorme e traz vários benefícios: “além de estimular o aluno a se envolver em um projeto que coloque em prática o conhecimento acadêmico, ele ainda entra em um processo de competitividade que estimula ele em busca de pesquisa e querer conquistar várias coisas, colocando em prática o projeto que eles estão envolvidos”, salientou o professor.
Todos os desafios são voltados para resolver problemas com a temática de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e diversidade, tendo como apoio mentorias temáticas com especialistas. As equipes inscritas estão concorrendo a vários prêmios, além da participação em uma final presencial que será realizada em Recife.
Terceira Fase
A terceira fase teve fim na última quarta (28). No desafio da vez, os estudantes tiveram
que vender produtos ou serviços de valores entre R$ 13,01 e R$ 24,99.
A equipe Fechou criou a Jolumôbe, atividade requisitada do projeto. Ela é uma empresa voltada para a Educação de Qualidade, totalmente pensada pelos alunos. Eles ainda organizaram a parte financeira, slogan, funcionários, ambiente e destacaram problemáticas e soluções sobre o foco abordado.