Os livros e filmes são formas de cultura e de entretenimento que fazem parte da sociedade há muitos anos – os primeiros surgiram ainda quando nem existia papel, com histórias contadas nas pinturas rupestres e documentos em barros. Mas foi no século XV, a partir da invenção da prensa, por Johann Gutenberg, que eles se destacaram e foram conhecidos da maneira que é hoje. Já os segundos, foram reproduzidos pela primeira vez em 1895, pelos irmãos Lumiére, em Paris – desde então, o cinema foi aprimorado e passou por diversas fases, gêneros, equipamentos e atores.
Personalidade nos filmes
Mas os livros e filmes moldam o caráter? É uma pergunta bastante complexa, mas o fato é que os materiais conseguem marcar vidas, ensinar lições e influenciar. Por exemplo, uma obra cinematográfica sobre uma história real de superação, pode fazer com que o telespectador se inspire e continue a vencer as adversidades da vida.
Essa é chamada “a magia do cinema”: com suas diversas histórias, personagens e lições, quem assiste consegue captar a essência e aplicar muita coisa: seja lutando a cada dia, ou conhecendo culturas e aprendendo com personagens.
Personalidade nos livros
E nos livros, a realidade não é diferente: através da leitura, é possível conhecer diversas histórias e saber mais sobre personagens, suas vivências e diferentes aprendizados. A literatura expande o conhecimento, traz identificação, amplia a visão de mundo e a realidade e consegue capturar diversas essências.