O resumo é um documento muito importante na vida acadêmica: ele ajuda na hora de estudar para determinada matéria e seus assuntos, auxiliando na fixação de conteúdos, memorização e concentração. Confira dicas para fazê-lo com qualidade e do jeito certo para os estudos!
O nome já diz: o documento é resumido, ou seja, são as informações principais e que se destacam de uma determinada matéria, ou as consideradas mais importantes pelo aluno.
Por isso, a dica número um na hora de produzir resumos é fazê-lo com atenção, além de ir lendo a medida que o está produzindo, para que ele seja compreendido totalmente e também vá se fixando na mente. Esse pode se tornar um ritual de produção, estimulando a sua memorização e o foco.
O resumo é um documento de fixação, então, uma boa dica é usar caneta marca-texto para grifar palavras-chave, trechos mais importantes e destacar datas, pessoas ou locais – isso auxilia na memorização.
Outra característica do resumo de sucesso é sua organização. Então, ao fazê-lo, é importante estar dividido em tópicos, parágrafos, linha do tempo, listas ou outras formas de deixar o material com uma forma fácil de compreensão e de visualizar. Uma dica muito importante é redigi-lo com suas próprias palavras: copiar o texto da internet ou de livros não é a maneira adequada para fazer o documento, já que não são informações realmente entendidas por você.
Por isso, o ideal é ver o conteúdo de anotações do professor e de outras obras, compreendê-las e escrever o resumo com seu conhecimento. Depois que ele estiver pronto, é só estudar: reler tudo com atenção e analisar se está bom ou precisa de alterações. Caso seja necessário alterá-lo, não há problema nenhum em adicionar ou excluir informações.