Uma pesquisa realizada na Universidade de Sydney, na Austrália, revelou que ter um animal de estimação reduz a sensação de solidão. Isso porque a presença deles – seja gato, cachorro, peixe ou pássaros – são companhia constante dentro de casa e da rotina de seus donos.
O estudo ainda disse que alguns tipos de animais de estimação promovem a interação social – já que alguns necessitam de passeios frequentes na rua. Isso faz com que o dono do bicho conheça vizinhos, faça amizades e conheça pessoas novas nas imediações do seu bairro.
Os animais conseguem ser carinhosos, fiéis, companheiros e amigos, por isso, é possível reduzir a sensação de solidão. Eles também proporcionam sentimentos como amor, afeto e confiança. Inclusive, o contato com os bichos faz a liberação da endorfina acontecer – a substância responsável pelo bem-estar e a felicidade.
Para ter um animal, é preciso se atentar para alguns detalhes: ter um ambiente adequado, organização financeira, atenção e paciência são critérios essenciais. Também é necessário saber que a rotina irá mudar, assim como as atividades do dia-a-dia, já que o bichinho precisa de cuidados e companhia.