Queijo, leite, bolos e iogurtes, todos parecem alimentos comuns e de consumo diário. Mas, para as pessoas que sofrem com intolerância à lactose, consumir alguns grupos de alimentos pode ser motivo de receio e, em alguns casos, até de exclusão completamente do cardápio.
A intolerância à lactose é uma condição em que o corpo humano se torna incapaz de digerir totalmente a lactose (açúcar do leite), causada pela deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase. Por conta disso, ocorre o acúmulo e fermentação do composto no intestino, causando verdadeiros transtornos.
Os principais sintomas são náuseas, dores e desconfortos abdominais, gases, diarreia severa, azia e dores de cabeça. O diagnóstico deve ser feito por um profissional e o leite não deve, em hipótese alguma, ser retirado completamente da alimentação por conta própria.
É importante lembrar que a intolerância à lactose não é uma doença, e sim uma condição do organismo, podendo ser tratada através de medicamentos e mudanças na dieta. Uma alternativa é ingerir cápsulas ou adicionar sachês com a lactase nas refeições, ou até mesmo, procurar nos supermercados alimentos zero lactose.