A tosse é um sintoma bastante desconfortável, que pode atrapalhar as atividades diárias de qualquer pessoa. Quando ela acontece constantemente, é motivo de preocupação, ainda mais se vier acompanhada de alguns sinais característicos. Por isso, é essencial ficar atento e prestar atenção.
Antes, é preciso entender a tosse: ela é um mecanismo de defesa contra agentes infecciosos, como micróbios e poeira; secreção, corpo estranho ou asma. Quando alguém está tossindo, significa que está no processo de eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo. Isso evita que elas atinjam o pulmão e causem doenças mais sérias, como a pneumonia.
Porém, quando a tosse é constante e dura mais de duas semanas, é preciso uma investigação, já que pode ser sinal de alguma doença mais séria ou crônica. Se ela vier acompanhada também de muco com sangue, com coloração marrom ou avermelhada, é ainda característica de condições graves como pneumonia, tuberculose ou até câncer de pulmão.
Fique atento aos sinais que acompanham a tosse crônica – que persiste há mais de duas semanas: se tiver a presença de muco, perda de peso, falta de ar, fadiga e aperto no peito, é necessário procurar um pronto-socorro urgente. Em uma consulta, o pneumologista ou o clínico geral podem identificar causas e tratamentos.