ESTUDE NA UNIT
MENU

Principais tecnologias do futuro são reveladas em pesquisa, confira

Com o avanço da modernidade, surgem ferramentas inovadoras

às 13h41
Principais tecnologias do futuro
Principais tecnologias do futuro
Compartilhe:

É inquestionável que a tecnologia surgiu para facilitar a vida e a rotina das pessoas: seja nas comunicações, no trabalho, em transportes ou informações, existem ferramentas que auxiliam de diversas formas. Uma pesquisa divulgada recentemente apontou alguns dos principais recursos tecnológicos do futuro – o que será que vem por aí? 

Pesquisa

A pesquisa, que foi realizada pelo Gartner, uma organização mundial referência em aconselhamento para empresas, destacou as principais tecnologias que estarão cada vez mais em ascensão em um futuro próximo. Chamado Hype Cycle for Emerging Technologies 2022, o levantamento analisou evolução, crescimento das experiências imersivas, diferentes serviços e a expansão do uso da Inteligência Artificial (IA). 

Resultado

As principais tecnologias foram denominadas assim por conta das altas probabilidades de uso, inovação com vantagem competitiva nos próximos dois a 10 anos e seus papéis enquanto agentes de solução.

A primeira ferramenta destacada foi a experiência imersiva – os ambientes virtuais, como o Metaverso, Tokens Não Fungíveis (NFTs) e Superaplicativos, onde é possível ter personagens, terrenos, propriedades e dinheiro. A aposta é que esse meio digital continue captando clientes e usuários.

Outra tecnologia apontada como de sucesso foi o uso de Inteligência Artificial (IA). Ela consegue ajudar em diversos setores, como da saúde, indústria, alimentação e produtos, ainda com altas chances no desenvolvimento de protótipos. De acordo com o levantamento, o uso do IA será mais tendência nas áreas de sistemas autônomos, Inteligência Artificial causal, modelos de base, Inteligência Artificial de design generativo e geração de código de aprendizado de máquina.

Rendimento profissional

E, para finalizar o trio de ferramentas, o Gartner ainda explica que o rendimento otimizado de profissionais, com os negócios digitais, também é uma tecnologia que tem altas chances de crescimento. No online, com o fornecimento de produtos, feedbacks e maior velocidade dos serviços, o setor oferece qualidades para fornecedores e clientes. 

As áreas em destaque são FinOps aumentados, ecossistemas de dados em Nuvem, sustentabilidade em Cloud, armazenamento computacional, arquitetura de malha de segurança cibernética, observabilidade de dados, governança de risco dinâmico, plataformas de Cloud do setor, arquitetura mínima viável, desenvolvimento orientado à observabilidade, OpenTelemetry e engenharia de plataforma.

Compartilhe: