Seja para esquentar uma refeição, fazer receitas rápidas, aquecer água para um chá ou café, o microondas é um dos eletrodomésticos que utilizamos com mais frequência no dia a dia. Por conta disso, muitas dúvidas sobre o aparelho são levantadas. Será mesmo que ele pode causar câncer e outros problemas de saúde?
O aquecimento dos alimentos acontece com base na energia propagada através das microondas eletromagnéticas do aparelho que, agitam as moléculas da água, assim, as periferias dos alimentos são aquecidas primeiro e o centro depois. As ondas transmitidas não apresentam nenhum risco para os usuários, explica Carlos Eduardo Costa, coordenador do curso de Radiologia da Unit-PE. “O aparelho tem uma grade interna de proteção, caso ela seja danificada, o aparelho não deve ser utilizado e trocado por outro. Um aparelho novo, em bom estado de conservação, não oferece riscos”, pontua.
Além disso, os alimentos aquecidos não têm o poder de gerar câncer ou alguma mutação nos usuários. Isso se deve ao fato deles não serem contaminados durante o processo. “Não há nenhum tipo de transformação química ou física nos alimentos, eles não são contaminados, são apenas aquecidos”, afirma Carlos.
Não existem restrições para utilizar o aparelho de microondas. É necessário ler o manual do fabricante e se atentar às recomendações para que a conservação do equipamento seja mantida, além de não utilizar produtos corrosivos. A qualquer sinal de defeito ou problemas de funcionamento, a assistência técnica deve ser acionada.