Quem gosta de tecnologia e sustentabilidade com certeza já deve ter ouvido falar sobre os carros elétricos. Basicamente, ocorre a substituição do tanque de combustível por uma bateria que pode ser recarregada em casa. Os modelos também podem ter dois motores juntos, tanto o elétrico quanto à combustão.
Atualmente, existem quatro tipos principais de carros elétricos: o Veículo Elétrico Híbrido (HEV) – possuem um motor a combustão, alimentado por gasolina, álcool ou diesel e um motor elétrico com bateria; o Veículo Elétrico Híbrido Plug In (PHEV) – assim como o híbrido, possui dois motores, porém pode ser carregado de maneira externa, com um carregador; Veículo Elétrico a Bateria (BEV) – possui apenas o motor elétrico e bateria; e, por último, o Veículo Elétrico a Célula de Combustível (FCEV) – também é completamente elétrico, entretanto, é abastecido através de hidrogênio nas células de combustível.
Dentre as vantagens dos carros elétricos é importante ressaltar que eles são sustentáveis. Além disso, são muito eficientes pois a energia é totalmente convertida em potência, também são econômicos, afinal, o valor da energia elétrica é menor que o dos combustíveis e possuem uma manutenção mais simples.
Entretanto, também é necessário avaliar as desvantagens desse tipo de veículo. A primeira delas é o preço. É fato que o carro elétrico está se popularizando, mas ainda não é acessível para todos os bolsos já que o preço das baterias costuma ser muito elevado. Outro ponto é que a autonomia dos carros, quando comparados aos veículos de combustão, ainda é baixa, ou seja, as baterias podem não aguentar percorrer longos caminhos. Além do mais, o tempo de recarga das baterias também deve ser levado em consideração, pois demora horas para ser concluída.