O nosso sistema urinário é formado pela bexiga, rins, ureteres e uretra. Quando alguma dessas estruturas é infectada por microorganismos, chamamos de infecção urinária ou infecção do trato urinário, que a depender da parte comprometida pode ser classificada como cistite (bexiga), pielonefrite (rins) e uretrite (uretra).
O que acontece na infecção urinária é o desequilíbrio da microbiota da região genital, que pode ser causada por fatores como má higiene íntima, prender a urina por muito tempo, microtraumas durante as relações sexuais, utilizar absorventes íntimos durante muito tempo, beber pouca água e outros. Ela atinge cerca de 50% das mulheres entre 20 e 40 anos com vida sexual ativa, isso se deve ao fato da uretra da mulher estar mais próxima ao ânus, facilitando a passagem de bactérias e microorganismos.
Os principais sintomas são sangue na urina, dor e ardência ao urinar, febre, dores fortes na região mais baixa do abdômen e lombar, idas mais frequentes ao banheiro e odor forte na urina. Não é uma doença contagiosa e o tratamento é feito através de antibióticos, após exames laboratoriais para identificar qual a bactéria presente na urina, além disso, anti-inflamatórios também podem ser prescritos para aliviar os sintomas.