O estágio é um momento de aprendizado, além de ser a primeira experiência com a área de graduação escolhida, primeiro passo para a entrada do estudante ao mercado de trabalho e sua profissionalização. Na hora de encontrar um local para estagiar, existem sites e dicas úteis, que unem empresas e estagiários.
O portal Estagiarios.com (https://www.estagiarios.com.) tem mais de 20 mil empresas e 30 mil estudantes cadastrados, com vagas destinadas ao ensino médio, técnico e superior. O aluno apenas precisa se cadastrar e ficar de olho. Outra dica é o site do CIEE (https://portal.ciee.org.br), instituição governamental voltada para conectar empresas e acadêmicos.
Outro bastante conhecido é o Nube, que conta com mais de sete mil empresas e 4,5 milhões de jovens cadastrados. Nele, é possível cadastrar o currículo e adicionar informações como nível de ensino, período e formação, funcionando em todas as regiões do Brasil.
Plataformas
Também existem redes sociais onde estudantes podem encontrar estágios, como o Linkedin. Voltada unicamente para profissionais, nele aparecem divulgações de vagas, páginas para estagiários, além de promover a conexão com pessoas de diversas áreas de trabalho. Através do Instagram isso também é possível: existem perfis que funcionam apenas como divulgadores de diferentes empregos, seja para alunos ou formados.
Dicas
Para achar um estágio, é importante lembrar de se manter atualizado, preparar o currículo, participar de cursos e eventos da faculdade, construir relações e criar uma lista de contatos com professores, colegas de classe e profissionais – e contar com o apoio da faculdade, que pode auxiliar nesse processo.
Na Unit, existe o Núcleo de Carreiras, setor responsável por conectar alunos a vagas de estágio e emprego, com profissionais especializados para direcionar, aconselhar e ajudar nesse processo.