Diariamente, é comum que os fios de cabelo caiam de maneira natural quando penteamos ou passamos as mãos, a queda é considerada normal quando varia de 60 a 100 fios por dia mas, quando ela se torna excessiva, as causas devem ser investigadas.
De acordo com a Sociedade Brasileira do Cabelo, pelo menos 42 milhões de pessoas sofrem com a queda de cabelo. Ela pode acontecer simplesmente por causa da genética dos indivíduos ou pela época do ano (nas épocas mais frias, por exemplo, a raiz do cabelo recebe menos nutrientes), mas também pode ser um indicativo de problemas maiores como anemia, estresse excessivo, distúrbios hormonais (mudança de anticoncepcionais, ovários policísticos), disfunções na tireoide, deficiência de vitaminas e outros.
Entretanto, algumas vezes, a queda de cabelo pode estar relacionada a falta de alguns cuidados na hora de utilizar produtos. Determinados tipos de alisamentos e tinturas podem, se feitos de maneira incorreta, causar não apenas a queda mas também a quebra dos fios, assim como a falta de higiene capilar. Prender os fios com muita força e utilizar fontes de calor como secadores e pranchas diretamente na raiz podem ser responsáveis por danificar e fazer com que os fios caiam.
Os tratamentos podem ser feitos a partir do controle da alimentação, produtos tópicos como shampoos ou tônicos antiqueda, medicamentos via oral ou, até mesmo, transplante de cabelo. Para ter o melhor diagnóstico e orientações necessárias, é importante consultar um dermatologista.