Um procedimento milenar, aplicado na medicina tradicional chinesa, vem se tornando um verdadeiro sucesso nos últimos anos: a ventosaterapia. Ela pode ser realizada tanto para fins de saúde, quanto para fins estéticos (no tratamento de celulites, por exemplo). Alguns atletas também optam pela ventosaterapia para diminuir o tempo da recuperação muscular.
Através de ventosas – que podem ser de vidro, silicone ou acrílico – aplicadas na pele, promove-se uma melhor circulação sanguínea. Elas criam um efeito de vácuo sobre a pele, dilatando os vasos sanguíneos e aumentando a oxigenação dos tecidos, possibilitando que as toxinas existentes nos músculos e no sangue sejam liberadas com maior facilidade.
Entre os diversos benefícios, a ventosaterapia possibilita o relaxamento do corpo e da mente, fortalecimento dos vasos sanguíneos, reduz dores e inflamações, melhora o fluxo sanguíneo e a circulação, eliminação de contraturas musculares e pontos de tensão. Mesmo sendo um procedimento seguro, é importante ressaltar que existem contraindicações, por exemplo, para pessoas com histórico de trombose ou outros distúrbios hemorrágicos, pressão alta, varizes, febre e fraturas no local da aplicação.
O tratamento deve ser personalizado e o fisioterapeuta poderá indicar a quantidade e frequência das sessões e, se deve ser associado a outros tratamentos como acupuntura.