ESTUDE NA UNIT
MENU

Francisco Brennand: Referência para a arte regional e mundial

Recifense foi figura importante para a arte plástica no Brasil e no mundo

às 13h50
Compartilhe:

Grande representante da arte para o Recife, o Brasil e o mundo: esse foi Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand. Nascido em 11 de junho de 1927 e falecido em 19 de dezembro de 2019, o artista plástico tem extensa representatividade não só em Pernambuco, mas também, ao redor do globo. 

Atividades – Francisco Brennand começou seu contato com a arte através de seu pai, Ricardo Brennand, que abriu uma fábrica de cerâmicas chamada Cerâmica São João, que foi herdada de uma prima de sua mãe. Porém, foi só no Ensino Médio que descobriu sua inclinação pessoal e o que queria seguir – ele conheceu o trabalho do escultor também recifense Abelardo da Hora, e se apaixonou pela arte e literatura. Foi a literatura, inclusive, que o aproximou de Ariano Suassuna, escritor, poeta, professor e palestrante. Eles eram colegas de classe e fizeram um jornal literário – Francisco era responsável por fazer as ilustrações dos poemas de Suassuna. 

Arte – No começo de sua vida na arte, Francisco Brennand se dedicou à pintura à óleo, porém, depois de um período passado na França, tendo visitado exposições de cerâmica de Picasso, Matisse e Miró, ele descobriu no material a sua paixão. Principalmente após uma visita à Barcelona, onde ele viu obras de Antoni Gaudí, que lhe impressionaram bastante por seus formatos diferentes. 

Recife – Em Recife, existem diversos locais que carregam a memória e obras do artista plástico: um deles é a Oficina Cerâmica Francisco Brennand, museu de arte localizado na Várzea, no Recife, criado pelo próprio Francisco. Nele, existem 2 mil obras – esculturas, murais, painéis, desenhos, pinturas e cerâmicas, inspiradas na mitologia grega romana, história e literatura.

Em frente ao Marco Zero do Recife, fica localizado o Parque das Esculturas, famosa exposição de Brennand. Nele, é possível ver obras como a Coluna de Cristal, com 32 metros, e a Serpente Marinha, que é feita de bronze e tem 22 metros. No Aeroporto Internacional dos Guararapes também tem a arte de Francisco: um mural de cerâmica feito por ele, em 1951, foi transferido em 2004 para o novo aeroporto, na parte do embarque nacional.

Legado – Francisco Brennand deixou um legado visível, cultural e histórico para o Brasil e o mundo: com a cerâmica, ele conseguiu fazer esculturas, painéis, murais e outras obras que ficaram marcados na vivência de muitas pessoas, além de trazer à tona temas importantes e filosóficos, como a vida, o meio ambiente e o futuro da raça humana. 

Compartilhe: