ESTUDE NA UNIT
MENU

Agosto Laranja: conscientização e combate à esclerose múltipla

A doença neurológica afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil

às 14h07
Agosto laranja é mês de conscientização
Agosto laranja é mês de conscientização
Compartilhe:

O cérebro é o órgão responsável por funções significativas para o funcionamento do nosso corpo como a fala, memória, equilíbrio e movimentos. Ele é composto por neurônios e uma série de outras células que se comunicam para a realização das atividades, como os impulsos nervosos – correntes elétricas que percorrem o axônio (prolongamento do neurônio) e têm o objetivo de transmitir informações. Essas correntes elétricas precisam ser isoladas, por isso, existe uma espécie de capa protetora chamada de bainha de mielina que, quando prejudicada, acomete as funções cerebrais.

Uma doença crônica caracterizada pelos danos à bainha de mielina é a Esclerose Múltipla (AM), que afeta cerca de 35 mil pessoas no Brasil, de acordo com a ABEM (Associação Brasileira de Esclerose Múltipla). Ela é autoimune, ou seja, o corpo entende que existem ameaças e as destrói ou danifica (como é o caso da proteção do axônio), com isso, impede ou altera a transmissão das informações do cérebro para o restante do corpo. 

O mês de agosto foi escolhido, juntamente com a cor laranja, com o objetivo de conscientizar a população sobre a EM e alertar acerca da importância do diagnóstico precoce, por ainda ser uma doença desconhecida por grande parte da população. O Agosto Laranja tem papel fundamental para trazer visibilidade a essa doença e os impactos causados na vida das pessoas.

Os sintomas podem variar de acordo com a parte do sistema nervoso que foi afetada mas, os mais comuns são problemas de visão, fadiga, problemas na fala, vertigens, sensação de rigidez nos membros, formigamentos, alterações no equilíbrio e outros.

Compartilhe: