ESTUDE NA UNIT
MENU

Agosto Dourado: Importância da amamentação

O aleitamento traz benefícios para a mãe e para o bebê

às 13h19
Compartilhe:

No Brasil, entre 2019 e 2020, de acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani) do Ministério da Saúde, cerca de 53% das crianças  continuam sendo amamentadas no primeiro ano de vida. Os números vêm crescendo ao longo dos anos, mas a amamentação precisa continuar sendo incentivada por causa de seus diversos benefícios para a saúde do bebê e da mãe.

O mês de agosto é marcado por esses incentivos. No dia  1º, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação e durante todo o mês esse ato é reforçado através da campanha Agosto Dourado – a cor foi escolhida por causa do “padrão ouro” de qualidade que o leite materno possui. Ele é considerado o melhor alimento para qualquer criança e é indicado que, até os 6 meses de idade, o aleitamento seja exclusivo e até os 2 anos, pelo menos, seja combinado com outros alimentos.

O leite materno é formado por diversas substâncias importantes para o desenvolvimento do bebê (proteínas, vitaminas, carboidratos) e traz diversos benefícios, entre eles a recepção de anticorpos da mãe (protege a criança contra doenças logo após o nascimento), auxilia no desenvolvimento da fala, da respiração e dentição, previne a obesidade, além de estar presente, também, no desenvolvimento neurológico e metabólico. A mãe também é beneficiada, pois amamentar auxilia na recuperação pós-parto (diminui o sangramento), garante menos risco de câncer de mama, ovário e endométrio, protege contra doenças cardiovasculares.

Compartilhe: