ESTUDE NA UNIT
MENU

Agosto Lilás: Conheça os canais de denúncia de violência contra a mulher

Até junho de 2022 foram registradas mais de 30 mil denúncias

às 14h51
Compartilhe:

As estatísticas da violência contra a mulher, no Brasil, são alarmantes, apesar de existirem leis – como a Maria da Penha – e canais de denúncia – 180. De acordo com a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (ONDH), até junho de 2022, foram registradas mais de 31 mil denúncias de violência doméstica contra as mulheres.

Uma iniciativa desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Amapá, que foi aprovada como campanha nacional, é o projeto Agosto Lilás. Ele tem como objetivo principal o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, através de campanhas de conscientização e incentivo a denúncias, além de reforçar a Lei Maria da Penha que foi sancionada no Brasil em 2006 e carrega o nome de uma vítima que lutou por justiça após ficar paraplégica e quase ser assassinada devido agressões de seu marido.

O Agosto Lilás exerce um papel extremamente importante pois muitas vítimas têm medo de denunciar seus agressores – principalmente por conviverem no mesmo espaço e, às vezes, dependerem financeiramente deles – ou ainda não sabem como pedir ajuda. Divulgar órgãos responsáveis e redes de apoio para as mulheres, pode encorajá-las e garantir que elas não se tornem mais estatísticas.

Canais de denúncia

Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Disque 100 – Direitos Humanos

Disque 190 – Polícia Militar

0800 2818187 – Ouvidoria da Mulher do Estado de Pernambuco

Ou busque as Delegacias Especializadas Da Mulher mais próximas.

Compartilhe: