O hábito da leitura garante maior conhecimento, estimula a criatividade e melhora a escrita, memória e concentração. Hoje, o leitor tem à disposição mais de uma opção: a digital e a física, de papel. Existe a melhor escolha?
Leitor digital – O leitor digital é tecnológico: através de um dispositivo, é possível salvar e ler diversos documentos e obras. Isso pode ser feito através do Kindle – mini tablet usado apenas para leitura, que contém memória para vários livros e PDF’s, e aplicativos de celulares e tablets comuns que suportam a configuração. As vantagens são inúmeras: a facilidade de transporte para qualquer lugar, já que os dispositivos são mais leves e menores que um livro comum; a possibilidade de ler com tamanho, fonte e luz de escolha pessoal, já que os leitores digitais tem várias configurações, como destacar textos e frases, selecionar uma palavra e descobrir seu significado através de dicionário online e ter vários documentos em um só local. Em relação às desvantagens, não existe a possibilidade de colecionar e visualizar os livros na estante, apenas no meio virtual; por ser um dispositivo eletrônico, ele usa bateria, ou seja, é preciso carregá-lo sempre.
Livro físico – O livro físico é o clássico com folhas de papel. São comprados em livrarias, presenciais ou na internet, e são antigos e tradicionais no campo da leitura. Existem pessoas que, pelo costume e preferência, não gostam de ler de forma digital, optando por essa escolha. Como vantagens, o livro físico apresenta a possibilidade do tato e de sentir o cheiro, as páginas e a capa. A visualização também é preferida por muitas pessoas, já que é possível ler sem telas. Para os amantes da leitura, ele é único, porque, através dele, é possível encher uma estante, construir uma biblioteca pessoal e fazer coleções. Entre as desvantagens, têm-se o peso e a dificuldade de transportar dois ou mais; não são sustentáveis, uma vez que são feitos de papel, e o preço.
A escolha é totalmente do leitor. No final das contas, o que importa é manter a leitura viva e o cérebro ativo.