Dentro do ônibus na volta pra casa, na academia, enquanto assiste um vídeo, no trabalho, fazendo caminhadas… Quem nunca usou fones de ouvido durante o dia? O aparelho se tornou muito popular e hoje existem as mais variadas versões: com fio, bluetooth, coloridos, personalizados, grandes, pequenos, etc. Mas é importante ficar atento para não utilizá-lo em excesso e de maneira correta, para não prejudicar a saúde auditiva.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50% da população jovem (entre 12 e 35 anos) viverá com algum grau de perda auditiva até 2050, isso se deve ao fato do uso excessivo ou incorreto dos fones de ouvido. Mateus Aires, otorrino e tutor da Fits, alerta para alguns cuidados que devem ser tomados como por exemplo, utilizar os aparelhos por até 2h ao dia, ficar atento ao volume (o ideal é ouvir na metade da intensidade que o aparelho permite, de maneira que consiga ouvir sua própria voz), não compartilhar os fones (podem transmitir infecções) e a cada 1h de uso, fazer pausas de 5 min.
“Os danos causados pelos fones de ouvido são irreversíveis. O uso em alto volume é capaz de lesar as células da orelha interna”, diz Mateus. Ele também recomenda que a higienização dos fones seja feita de maneira frequente, sempre após o uso e que o aparelho seja trocado anualmente ou sempre que estiver com dejetos não retiráveis. Além disso, o uso incorreto dos fones pode acarretar infecções crônicas do ouvido, por exemplo, otites externas.