Quando conhecemos bem o nosso corpo, qualquer sinal diferente já chama a nossa atenção para algum problema de saúde que possa existir. No caso do nosso couro cabeludo, uma doença bastante comum é a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, pelo menos 40% da população já teve problemas com caspa ou apresenta picos esporádicos.
Entretanto, a dermatite seborreica não atinge apenas o couro cabeludo, podendo afetar as regiões mais oleosas do corpo como colo, dorso, sobrancelhas, cantos do nariz ou atrás das orelhas. “A causa não é bem estabelecida mas, acredita-se, que acontece uma alteração na composição do sebo dos pacientes, que causam mais inflamação e um fungo, também responsável pelo aumento da inflamação”, diz Márcia Horowitz, dermatologista e professora da Faculdade Tiradentes.
Os principais sintomas são vermelhidão, descamação, coceira ou ardor no local. É uma doença crônica, que apresenta quadros de melhora e piora ao longo da vida dos pacientes. Márcia afirma que é necessário fazer o tratamento de manutenção “Geralmente é feito um shampoo para evitar que tenham mais crises”, além disso um estilo de vida mais saudável também é importante pois algumas pessoas pioram quando estão estressadas ou ansiosas.