Com vistas a prospectar novas oportunidades de estágios para os alunos da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT, que uma comitiva de gestores e professores da instituição realizou uma visita ao Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães – CPqAM.
O grupo composto pelo coordenador da COPEX, prof. Pedro Procópio, pela professora e pesquisadora Edlene Ribeiro, dos alunos de Odontologia, Henrique Ferreira e Viviane Kelma, e Biomedicina, Alex Cavalcante, conheceu a infraestrutura do órgão ligado a Fundação Oswaldo Cruz.
Segundo o diretor-acadêmico, professor Evandro Duarte de Sá, que também participou da iniciativa, o encontro faz parte das primeiras tratativas para que o laboratório possa ser um futuro campo de estágios para alunos das graduações em saúde da UNIT.
“Além de reconhecido pela excelência no desenvolvimento de pesquisas, o Aggeu Magalhães também possui caráter formador, construindo profissionais de renome que hoje estão no mercado de trabalho. É com este pensamento que buscamos diferenciais para os nossos alunos, através de convênios que promovam a capacitação e o estímulo à produção científica”, comentou.
No CPqAM, são desenvolvidas pesquisas sobre o estudo de enfermidades como dengue, doença de Chagas, esquistossomose, filariose, leishmaniose, peste e tuberculose, O laboratório também realiza trabalhos relacionadas com malária e hanseníase, entre outros agravos.
Outra área em que o instituto tem investido é a da epidemiologia das doenças infecciosas, como AIDS, e doenças crônico-degenerativas, como obesidade, câncer, doenças do aparelho circulatório e diabetes, além de atuar nas áreas de políticas, gestão, planejamento, avaliação dos serviços de saúde pública, vigilância em saúde e saúde ambiental.