ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça o que é Feng Shui e seus benefícios

Técnica auxilia na harmonização do ambiente

às 18h32
Compartilhe:

Feng Shui é uma técnica chinesa, que traduzida de forma literal, significa vento-água. Ela usa a arrumação dos ambientes com o objetivo de equilibrar as energias com harmonização. Para aderir a arte, é necessário planejar a posição dos móveis, o uso de objetos e seus detalhes em cada tipo de cômodo, que pode ser em residências e no trabalho. A sua utilização pode ter vários benefícios, ajudando no equilíbrio interno e externo. 

Os chineses dizem que coisas paradas estagnam as energias dentro de um ambiente, então, no Feng Shui, a regra é movimentação: organizar os móveis, usar cores e objetos para cada cômodo e jogar fora utensílios velhos são exemplos. Existem também várias escolas para aplicar a técnica: a Escola do Chapéu Negro, que é feita com o uso do baguá – significa oito lados; Escola dos Elementos – onde é analisado o que está faltando ou em excesso em um local, e a Escola da Forma, que usa figuras geométricas para representar utensílios. Também existe a Bússola, em que o objeto é utilizado para fazer a colocação dos móveis nos locais certos; e a Radiestesia, que usa ferramentas gráficos, como chumbo e cobre. 

Benefícios – O Feng Shui pode gerar diversos benefícios para um ambiente e seus ocupantes: ele cria mais paz nos locais; gera criatividade, concentração e sucesso em ambientes de trabalho; e alimenta a alegria e a socialização com a família e amigos. É preciso entender que ele é um dos sistemas da filosofia chinesa, e seus conceitos podem sim ser aplicados para mudar um estilo de vida.

Como aplicar – Cada cômodo tem sua organização, segundo o Feng Shui. O hall de entrada passa a imagem de boas-vindas, então a decoração deve ter cores vibrantes e claras, vasos, espelhos, cristais, quadros e uma boa iluminação. A cozinha – o local mais sagrado da casa de acordo com a técnica – tem que ser organizado, alegre e ter eletrodomésticos com funcionamento adequado.

A sala de estar, que acomoda família e amigos, deve ter a disposição de móveis em ferradura ou semicírculo – para incentivar o diálogo -, e decoração que simboliza afeto, com significado de conforto para todos os moradores. O quarto é pensado de forma prática e simples: o conforto e acolhimento devem ser priorizados, com cortinas, boas roupas de cama e almofadas. Aparelhos eletrônicos e objetos usados fora de casa têm que ser mantidos afastados da cama. 

O banheiro deve ter pia, chuveiro e energia funcionando bem, além de conter plantas em vasos com terra, velas perfumadas e cristais de quartzo, que alimentam a sensação de higiene e purificação. Já a varanda ou o quintal são espaços para representar a natureza, então o uso de plantas, velas, pedras e fontes são ideais. 

Compartilhe: