ESTUDE NA UNIT
MENU

Acabou, e agora? Próximos passos após o fim da graduação

Tempo de novas etapas e caminhos na vida do recém-formado

às 18h17
Compartilhe:

Momento de desespero em uns, alívio em outros e medo do novo: muitos estudantes recém-formados se veem perdidos após o fim da graduação, afinal, é uma nova etapa da vida. Mas, o que fazer? Seguir estudando, partir em busca de trabalho ou até mesmo tirar um ano sabático podem ser opções que passam na cabeça das pessoas, porém, a dúvida ainda pode persistir, e, nesse período, todo tipo de ajuda é válida: conselhos, pesquisas e referências.

Estudo – Uma opção em relação ao fim da faculdade, é continuar na parte acadêmica. Os estudos podem continuar, mesmo com o fim da graduação. Para quem gosta da área de formação e quer se aprofundar ainda mais em novos conhecimentos, boas dicas são fazer cursos de atualização ou extensão, que podem ser presenciais ou à distância e auxiliam de forma específica. Fazer uma pós-graduação também é um bom caminho para a carreira, melhorando o currículo, ampliando a especialização e fazendo com que novos cargos sejam apresentados, além de levar a outros tipos de estudo, como o mestrado, doutorado e pós-doutorado. 

Emprego – Já para quem está satisfeito com a graduação e não vê a hora de trabalhar, a opção mais satisfatória é procurar um emprego: investir em seleções, colocar currículos em empresas/locais próprios da área e, acima de tudo, analisar cada vaga de acordo com características e identificações próprias, são passos essenciais. 

Experiências – Novas experiências também podem ser procuradas e conseguidas: fazer um intercâmbio, participar de palestras e workshops e aprender um idioma são atividades que, além de ajudar no aperfeiçoamento e melhoria do currículo, agregam valor à formação pessoal, acadêmica e profissional. 

Dica

Independentemente de qual opção seguir, seja em estudo, busca de trabalhos ou tempo livre, é importante ter em mente que existem várias atividades a serem desenvolvidas e aproveitadas, que ajudam em diversas áreas do desenvolvimento humano. A faculdade acabou? Que venham as novas experiências e etapas!

Compartilhe: