ESTUDE NA UNIT
MENU

Obesidade Infantil: Conheça os riscos

Tema é alvo de conscientização no mês de junho.

às 14h46
Reprodução da Internet
Reprodução da Internet
Compartilhe:

A obesidade é uma doença que atinge crianças e adultos, caracterizada pelo acúmulo de gordura corporal, podendo ser causada por fatores genéticos, alterações hormonais e, principalmente, pelo sedentarismo e alimentação desequilibrada. 

Cerca de 12,9% das crianças brasileiras que possuem entre cinco e nove anos são obesas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Esse público está mais suscetível a desenvolver doenças, ainda jovens ou quando chegarem à fase adulta. Isso se deve ao fato de a obesidade infantil contribuir para o aparecimento de doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, diabetes e hipertensão.

Marketing

Atualmente, é possível observar que os mercados de fast food e alimentos ultra processados estão cada vez mais atrativos ao público infantil: brinquedos como brindes, comerciais com personagens de desenhos animados, músicas e cores que chamam atenção. Consequentemente, as crianças estão consumindo ainda mais esses tipos de alimentos. Além disso, hábitos como brincar na rua, andar de bicicleta e outros, estão sendo trocados por jogos eletrônicos. São horas em frente a televisores e celulares, muitas vezes acompanhadas de biscoitos recheados, hambúrgueres, refrigerantes e etc. E, muitas vezes, por causa da rotina agitada dos pais, a alimentação das crianças fica prejudicada.

É importante que as crianças sejam observadas e incentivadas a comerem de maneira mais saudável desde a introdução alimentar, aos 6 meses de vida. 

Mais movimento

Os exercícios físicos também devem ser incentivados, para que virem rotina e tragam impactos positivos ao longo da vida. Treinos criativos e divertidos são aliados dos pais nesse momento: dar pequenos saltos, criar pistas com obstáculos, carrinho de mão…o objetivo é que os pequenos gastem energia. É recomendável pelo menos uma hora de exercícios diários, além de idas periódicas ao pediatra para acompanhamento de exames. 

Compartilhe: