ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente aplica metodologia focada no trabalho em equipes


às 19h39
Rita Patrícia aplica a TBL no curso de Administração
Rita Patrícia aplica a TBL no curso de Administração
Compartilhe:

Uma aula dinâmica onde os alunos não apenas resolvem questões, mas são desafiados a trabalhar em equipe, defender pontos de vista através de debates e chegar a uma tomada de decisão.

Esta é uma das novas metodologias ativas de ensino que a Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT tem proporcionado a seus alunos, com o objetivo de “quebrar a rotina” e aperfeiçoar o aprendizado.

A Team Based Learning – TBL, ou aprendizado por equipes, vem ocorrendo nas disciplinas de Gestão Ambiental e Prática em Administração I, da graduação em Administração, sob a tutela da professora Rita Patrícia.

Segundo a docente, a prática estimula o desenvolvimento de habilidades inerentes à proposta pedagógica do curso, além de inovar na formação por competências dos alunos. “O TBL envolve estudos e leituras prévias durante os estudos em grupo, e seu foco é o trabalho coletivo, dentro dos grupos com feedback imediato”, detalhou.

A atividade propõe que os alunos, após a leitura prévia de textos que dão suporte a atividade, formem equipes e  escolham um nome para as mesmas.

“Após a definição, os estudantes realizam a primeira atividade individual respondendo questões de múltipla escolha, colocando dois check mark, na certeza da resposta, ou apenas um, quando não estiverem seguros da escolha da questão”, explicou Rita Patrícia.

Depois desta fase, os alunos revisam as seis questões e organizam um debate, para escolher qual a opção mais adequada. “Coletivamente e verbalmente, os participantes justificam suas escolhas e depois apresento um ranking com as melhores colocações”, pontuou a docente.

A Team Based Learning criada na década de 1990, e popularizada pelo professor Larry Michaelsen, da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, tem o intuito de romper com o modelo de aula tradicional onde o professor é o único agente ativo, e transmite verticalmente o conteúdo ao aluno que passivamente anota e tenta compreender tudo o que ouve.

Atualmente o método é difundido em mais de 70 faculdades de Medicina, do mundo inteiro, além de grande penetração em cursos de Enfermagem, Negócios, Engenharia, Direito, dentre outros.

Além de trabalhar os conteúdos das cadeiras, os estudantes têm a oportunidade de estudar para o Enade e desenvolver diversas competências inerentes à proposta pedagógica do curso.

Compartilhe: