ESTUDE NA UNIT
MENU

As dicas para aproveitar a época de vagas temporárias

Especialistas orientam que estar atento ao publicado nas plataformas de emprego e redes sociais facilita a busca por vagas temporárias

às 13h25
As vagas temporárias de emprego tornaram-se um recurso importante neste período de pós-pandemia com a retomada do mercado (Unsplash)
As vagas temporárias de emprego tornaram-se um recurso importante neste período de pós-pandemia com a retomada do mercado (Unsplash)
Compartilhe:

A revolução da cobertura vacinal contra a Covid-19 em todo o país fez a retomada total das atividades de comércio, bens e serviços tornar-se uma realidade, levando muitas empresas a promoverem a abertura de vagas temporárias. Esse cenário é favorável e mais otimista que o registrado no ano passado, segundo especialistas em carreiras. 

Apesar disso, o desemprego, infelizmente, ainda está longe de deixar de ser um problema, já que ainda são 14 milhões de desempregados, segundo dados do Ministério do Trabalho. Com a chegada do fim do ano, Black Friday em novembro e o Natal em dezembro, a abertura de vagas temporárias aquece as contratações e renova a esperança de quem busca uma recolocação no mercado de trabalho.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), mais de 565 mil vagas temporárias devem ser abertas no Brasil neste período. Somente no Natal, a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de 90 mil novos postos de trabalho. Mas, como buscar e se destacar nos processos seletivos conquistando assim a sonhada vaga, mesmo que seja de trabalho temporário

Segundo a coordenadora do Unit Carreiras, Maria Luísa Teodoro, é preciso estar atento aos sites das empresas e plataformas de vagas para se manter informado. “Antigamente, nesta época do ano, era muito comum a gente ver aquela saga de profissionais que iam até as lojas, grandes centros de comércios e agências de trabalho, para entregar currículos de olho nas vagas temporárias. Isso foi mudando ao longo do tempo e hoje, tudo ocorre de forma online diretamente nos sites das empresas, nas plataformas de carreiras e também nas redes sociais dessas empresas, que geralmente disponibilizam suas ofertas de vagas nesses canais, bem como as formas de contato e envio de currículos”, orienta.

Ainda segundo a especialista em carreiras, a mão de obra temporária passou a ser um recurso importante neste período de pós-pandemia com a retomada do mercado, apesar de este ainda ser um momento de instabilidade e incertezas.

“As empresas estão se reorganizando e no momento em que a demanda aumenta, muitas lançam mão da contratação de temporários, o que é ótimo para quem busca o primeiro emprego, bem como para os que já possuem experiência. Neste sentido, as dicas que são fundamentais para quem busca um lugar ao sol é pesquisar nas plataformas, estar atento às redes sociais das empresas e agências de emprego, grupos de trabalho no WhatsApp, além de preparar um bom currículo, demonstrar disponibilidade de horário, e também para atuar em uma outra área que não a sua de costume, vontade de aprender, pois nesse momento essa proatividade conta muito”, ressalta a coordenadora. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: